quinta-feira, 23 de abril de 2015

SÍNDROME DE SJOGREN

DEFINIÇÃO:

A Síndrome de Sjögren é uma doença do tecido conjuntivo autoimune que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando olho e boca seca. A doença pode, ainda, afetar outras partes do corpo, podendo causar problemas também aos rins e aos pulmões. Esta síndroma está frequentemente associada a outros sintomas mais característicos da artrite reumatoide ou do lúpus eritematoso sistêmico. A doença pode ocorrer em indivíduos de todas as idades de qualquer etnia, sendo predominante na faixa etária entre 40 e 50 anos de idade, sendo uma doença comum em pessoas com idade mais avançada. Geralmente afetando mais as mulheres, que homens.

CAUSAS:

A causa da Síndrome de Sjögren ainda é desconhecida, mas sabe-se que trata-se de uma doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca as células e tecidos saudáveis do corpo por engano. Neste caso, o alvo desses ataques são, geralmente, as glândulas lacrimais e salivares. No entanto, a síndrome também pode afetar as articulações, músculos, a tireoide, os rins, fígado, pulmões, a pele e até mesmo os nervos.Apesar da causa desta doença ainda não for totalmente esclarecida,mas é provável que múltiplos fatores estejam envolvidos, como genético,viróticos, hormonais, ou associação destes. Existem dois tipos possíveis para a Síndrome de Sjögren:
  • Primária, quando o paciente só tem essa doença.
  • Secundária, quando o paciente passa a apresentar outras doenças, como artrite reumatóide e lúpus.
INCIDÊNCIA:

Embora qualquer pessoa pode desenvolver a síndrome de Sjögren, a doença geralmente ocorre em pessoas com um ou mais fatores de riscos. Estes incluem: a idade o paciente com essa síndrome é geralmente diagnosticada com mais de 40 anos. O sexo: As Mulheres são mais propensas a ter a síndrome do que os Homens. E pessoas com doenças reumáticas como a artrite reumatoide ou lúpus.

SINTOMAS:

Os dois principais sintomas da Síndrome de Sjögren são: olhos secos, incluindo sensação de queimação, coceira ou como se houvesse areia. E boca seca acompanhada de dificuldade para engolir ou falar. A secura dos olhos pode lesar gravemente a córnea; a falta de lágrimas pode causar lesões permanentes no olho. A insuficiência salivar pode entorpecer o gosto e o olfacto, dificultar a comida e a deglutição e causar cáries. No entanto, dependendo do caso, um paciente diagnosticado com a síndrome de Sjögren também pode apresentar: a presença de secura de outros tecidos, como pele, mucosa nasal, vaginal. Também pode causar problemas em outras partes do corpo, como músculos, articulações, pulmões, rins, tireoides, fígado, pâncreas, estômago, nervos e cérebro, ocorrendo diferentes sintomas relacionados aos órgãos envolvidos. Alterações psiquiátricas, como mudança de humor, psicose, demência,ou crises de pânico também podem estar presentes.


DIAGNÓSTICO:

É provável que uma pessoa com secura da boca e dos olhos e uma inflamação articular sofra da síndroma de Sjögren. O médico pode efetuar vários exames para diagnosticar a doença. O diagnóstico é feito através do quadro clinico, com resultados de exames, histológico, o estudo imunológico é importante, pois permite verificar se a presença de anticorpos tipicamente encontrados nesta doença (anti-SSA e anti-SSB) embora não sejam necessariamente presente.Mede-se também a quantidade de lágrimas produzidas, colocando uma fita de papel de filtro sob cada pálpebra inferior e observando a porção da fita que se molha (prova de Schirmer). O indivíduo que tem a síndroma de Sjögren pode produzir menos de um terço da quantidade normal. O oftalmologista controlará as possíveis lesões na superfície do olho. Podem realizar-se muitas provas sofisticadas para avaliar a secreção da glândula salivar. O médico pode solicitar uma gamagrafia ou efetuar uma biopsia das glândulas salivares. O diagnóstico e tratamento precoce são importantes para prevenir complicações e a atuação do cirurgião dentista na realização deste diagnóstico é de extrema importância,o cirurgião-dentista atuará para estimular a função das glândulas salivares e para prevenir danos maiores aos dentes, gengivas, mucosas bucais.

                            

TRATAMENTO:

Não se dispõe de cura para a síndroma de Sjögren, mas os sintomas podem ser aliviados: a secura dos olhos pode ser tratada com gotas de lágrimas artificiais; uma boca seca umedece-se sorvendo líquidos continuamente, mascando pastilha elástica sem açúcar ou mediante o bochecho com um colutório é importante beber muita água. 

Ressaltamos que o diagnóstico e a intervenção precoces podem alterar o curso da doença e que o tipo de tratamento varia conforme o grau de comprometimento das glândulas salivares. O paciente deverá sempre ser assistido tanto pelo cirurgião dentista, como pelo reumatologista e oftalmologista para melhorar a qualidade de vida do paciente.

E quanto ao tratamento medicamentoso ( FARMACOLÓGICO)?

Os medicamentos que reduzem a quantidade de saliva, como os descongestionantes e os anti-histamínicos, devem ser evitados já que podem piorar a secura. A pilocarpina ajuda a estimular a produção de saliva se as glândulas salivares não estiverem gravemente lesadas. Uma cuidadosa higiene dentária e visitas frequentes ao dentista minimizam a cáries e perda dos dentes. A dor e o inchaço das glândulas salivares tratam-se com analgésicos. A aspirina e o repouso constituem, em muitos casos, um tratamento suficiente para os sintomas articulares, já que são geralmente ligeiros. Os corticosteróides (como a prednisona) administrados por via oral são muito eficazes quando os sintomas resultantes da lesão dos órgãos internos são acentuados.

Dependendo dos sintomas, o médico pode prescrever medicamentos que ajudem a aumentar a produção de saliva e lágrimas. Os efeitos colaterais, por outro lado, incluem sudorese, dor abdominal, rubor no rosto e aumento da frequência urinária. Além disso, se houver complicações decorrentes da síndrome, como artrite, o médico poderá recomendar o uso de anti-inflamatórios.

CIRURGIA:

Para aliviar a secura nos olhos, o paciente pode ter de passar por um pequeno procedimento cirúrgico para selar os canais lacrimais que drenam as lágrimas de seus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário